Carregando
Carregando...
Notícia

Como surgiu o Dia do Consumidor?

15 de março, 2022

Uma data em que, ao mesmo tempo, surgem promoções imperdíveis em lojas e discutem-se temas como direitos e proteção ao cliente. Esse é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, ou somente Dia do Consumidor, uma data comemorada anualmente em 15 de março em todas as partes do mundo.

Mas você sabe qual é a origem do Dia do Consumidor e por que ele envolve tanto descontos quanto campanhas de conscientização? O dia 15 de março não foi escolhido por acaso e tem um pano de fundo histórico. Leia abaixo como surgiu o Dia do Consumidor!

Como surgiu o Dia do Consumidor?

Em 15 de março de 1962, o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, enviou uma mensagem ao Congresso norte-americano para expressar as suas preocupações a respeito dos direitos do consumidor.

A carta reforçava que o consumidor deveria ser respeitado pelos comércios e tinha uma série de direitos no momento da compra — desde informações completas sobre os itens disponíveis até segurança na transação, passando por atendimento ao cliente no pós-venda.

Com a data do Dia do Consumidor estabelecida, a Consumers International, governos e outras associações aproveitam todos os anos para defender os direitos da população. Já as lojas utilizam o dia como uma celebração em forma de descontos.


Comentários

Nos acompanhe no facebook

Últimos eventos

ABRADILAN 2019
03 de junho, 2019
ABRADILAN 2018
07 de março, 2019

Tem alguma dúvida?

Não se preocupe, vamos esclarecê-la!